Química

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Planejamento de Química para 2011

1ª Série- Transformação química na natureza e no sistema produtivo

 

                            Tema :1º Bimestre Alguns materiais  usados no  dia a dia: obtenção e usos

 

Conteúdos gerais

Conteúdos específicos

  

Transformações químicas no dia-a-dia:

a) evidências;

b) tempo envolvido;

c) energia envolvida;

d) reversibilidade.

a) transformações químicas: evidências; macroscópicas e sua descrição em diferentes linguagens e representações;

b) diferentes intervalos de tempo em que as transformações químicas ocorrem;

c) energia envolvida nas transformações químicas, reações endo e exotérmicas.

d) transformações químicas que ocorrem na natureza e em diferentes sistemas produtivos ou tecnológicos;

e) transformações químicas que podem ser revertidas.

 Reagentes, produtos e suas propriedades:

a) caracterização de substâncias que constituem os

reagentes e produtos das transformações em termos de suas propriedades;

b) Separação e identificação

a) propriedades que caracterizam as substâncias: temperatura de fusão e ebulição, densidade, solubilidade;

b) separação de uma ou mais substâncias presentes em um sistema (filtração, flotação, destilação, sublimação, recristalização);

c) métodos de separação de substâncias utilizadas nos sistemas produtivos.

2º Bimestre Combustíveis: transformação, massas envolvidas e produção de energia

  Reagentes, produtos  e suas relações em massa e calor:

 

a) reações de combustão;

b) aspectos quantitativos nas transformações químicas;

c) poder calorífico dos combustíveis.

a) conservação da massa e a proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas;

b) relação entre as massas de reagentes, de produtos e a energia envolvida nas transformações químicas;

c) transformações químicas envolvendo diferentes

combustíveis: a formação de ácidos e outras implicações sociais e ambientais da produção

 Primeiras idéias ou modelos sobre

a constituição da matéria:

 

a) modelo de Dalton sobre a constituição da matéria.

a) conceitos de átomo e de elemento químico segundo Dalton;

b) as ideias de Dalton para explicar as transformações químicas e suas relações de massa;

c) modelos explicativos como construções humanas num dado contexto histórico e social.

3º Bimestre: Metais: processos de obtenção -

 Representação de transformações químicas:

a) processos de obtenção do ferro e do cobre;

b) linguagem simbólica da Química;

c) Tabela Periódica;

d) balanceamento e interpretação das transformações

químicas;

e) equação química: relações entre massa, número de partículas e energia.

a) transformações químicas envolvidas na produção de ferro e cobre;

b) símbolos dos elementos químicos e equações químicas;

c) balanceamento das equações químicas: relações entre massa, número de partículas e energia;

d) Tabela Periódica: organização dos elementos químicos de acordo com suas massas atômicas;

e) equações químicas dos processos de produção do ferro e do cobre;

f) importância do ferro e do cobre na sociedade atual.

 

4º Bimestre: Metais: processos de obtenção

 Relações quantitativas envolvidas na transformação química:

a) estequiometria;

b) impactos ambientais na produção do ferro

a) massa molar e quantidade de matéria (mol);b) cálculo estequiométrico: massas, quantidades de matéria e energia nas transformações químicas;

c) cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre;

d) impactos sociais e ambientais decorrentes da extração de matérias-primas e da produção do ferro e do cobre.

Materiais e suas propriedades  2ª Série – 1º Bimestre: Tema; Água e seu consumo pela sociedade

 

Conteúdos gerais Conteúdos específicos
 Propriedades da água para consumo humano:

a) água pura e água potável;

b) dissolução de materiais em água e mudança de suas propriedades;

c) concentração de soluções.

a) concentração de soluções em massa e em quantidade de matéria (g.L-1, mol.L-1, ppm, % em massa);

b) alguns parâmetros de qualidade da água – concentração de materiais

dissolvidos.

 Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas que ocorrem em soluções:

a) relações estequiométricas:

b) solubilidade de gases em água;

c) potabilidade da água para consumo humano e

poluição.

. a) relações quantitativas de massa, de quantidade de matéria (mol)nas transformações químicas que ocorrem em soluções de acordo com

suas concentrações:

b) determinação da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas (DBO);

c) uso e preservação da água no mundo;

d) fontes causadoras da poluição da água;

e) tratamento de água: filtração, flotação, cloração e correção de pH.

2ª Série – 2º Bimestre Explicando o  comportamento  dos materiais

 O modelo de Rutherford-Bohr para explicar a

constituição da matéria:

a) limitações das idéias de Dalton para explicar o comportamento dos materiais;

b) modelo de Rutherford-Bohr;

c) ligações químicas: iônica, covalente e metálica;

d) energia de ligação e as transformaçõ.

a) condutibilidade elétrica e radioatividade natural dos materiais;

b) o modelo de Rutherford para explicar a natureza elétrica dos materiais;

c) o modelo de Bohr para explicar a constituição da matéria;

d) nova organização da Tabela Periódica: uso do número atômico como critério;

e) ligações químicas em termos de forças de atração e repulsão elétrica;

f) transformação química como resultante de quebra e formação de ligações;

g) previsões sobre o tipo de ligação dos elementos a partir das posições que ocupam na Tabela Periódica;

h) cálculo da entalpia de reação por meio do balanço energético advindo de formação e ruptura de ligação química;

i) diagramas de energia: transformações endotérmicas e exotérmicas.

2ª Série- Tema  3º Bimestre  Explicando o  comportamento dos materiais

 Relações entre algumas propriedades das substâncias e suas estruturas:

a) interações inter e intrapartículas, explicando algumas

propriedade dos materiais

a) polaridade das ligações covalentes e moléculas;

b) forças de interação entre as partículas: átomos, íons e moléculas nos estados sólido, líquido e gasoso;

c) as interações químicas inter e intrapartículas para explicar as

propriedades das substâncias, como temperatura de fusão e ebulição,

solubilidade, condutibilidade elétrica;

d) pressão de vapor: dependência da temperatura de ebulição dos materiais com a pressão atmosférica.

2ª Série-  Tema  -  4º Bimestre  Metais e sua utilização em pilhas e na galvanização

 Relação entre energia elétrica e as estruturas das

substâncias envolvidas numa transformação

química:

a) reatividade de metais;

b) explicações sobre as transformações químicas

que produzem ou necessitam de corrente elétrica: aspectos qualitativos;

c) Reações de oxi-redução: conceito e balanceamento.

a) reatividade dos metais em reações com ácidos e íons metálicos;

b) transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica: processos de oxidação e de redução;

c) as idéias de estrutura da matéria para explicar a oxidação e a redução;

d) transformações químicas que geram energia utilizadas nos sistemas

produtivos;

e) implicações sociais e ambientais das transformações químicas que ocorrem com o envolvimento de energia elétrica;

f) outros usos que a sociedade faz dos metais.

            3ª Série – Atmosfera, hidrosfera e biosfera como fontes de materiais para uso humano

           1º Bimestre:  Tema;  Atmosfera como fonte de materiais

 

Conteúdos gerais Conteúdos específicos
.a) a atmosfera como fonte de materiais úteis para o ser humano;

b) produção da amônia: estudos sobre a rapidez e a extensão das transformações;

c) compreensão da extensão das transformações químicas;

d) nitrogênio: matéria prima na obtenção de alguns  materiais.

a) liquefação e destilação fracionada do ar para obtenção de matérias-primas (oxigênio, nitrogênio e gases nobres);

b) variáveis que podem modificar a rapidez de uma transformação química (concentração, temperatura, pressão, estado de agregação, catalisador);

c) modelos explicativos das velocidades das transformações químicas;

d) estado de equilíbrio químico: coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas;

e) processos químicos que ocorrem nos sistemas natural e produtivo que utilizam nitrogênio, avaliando a produção, o consumo e a utilização pela sociedade.

 

2º Bimestre Hidroesfera como fonte de  materiais
a) a hidrosfera como fonte de materiais úteis para o ser humano;

b) acidez e alcalinidade das águas naturais: conceito de Arrenhius;

c) força de ácidos e de base – significado da constante de equilíbrio;

d) perturbação do estado de equilíbrio químico;

e) reação de neutralização.

a) composição das águas naturais;b) processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar;

c) acidez e basicidade das águas e alguns de seus efeitos no meio natural e no sistema produtivo;

d) conceito de dissociação iônica e de ionização e extensão das transformações químicas (equilíbrio químico);

e) constante de equilíbrio químico para expressar a relação entre as concentrações de reagentes e produtos em uma transformação química;

f) influência da temperatura, da concentração e da pressão em sistemas em equilíbrio químico;

g) equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2 – H2O na natureza;

h) transformações ácido-base e sua utilização no controle do pH de soluções aquosas.

3º Bimestre Biosfera como fonte de materiais
a) a biosfera como fonte de materiais úteis para o

ser humano;

b) recursos vegetais para a sobrevivência humana: carboidratos, lipídeos e vitaminas;

c) recursos animais para a sobrevivência humana:

proteínas e lipídeos;

d) recursos animais e vegetais fossilizados para

a sobrevivência humana: gás natural e petróleo.

a) os componentes principais dos alimentos carboidratos, lipídeos e proteínas, suas propriedades, funções no organismo e suas transformações químicas;

b) biomassa como fonte alternativa de materiais combustíveis;

c) arranjos atômicos e moleculares para explicar a formação de cadeias, ligações, funções orgânicas e isomeria;

d) processos de transformação do petróleo, carvão mineral e gás natural em materiais e substâncias utilizados no sistema produtivo:

refino do petróleo, destilação seca do carvão mineral e purificação do gás natural;

e) produção e usos sociais dos combustíveis fósseis.

4º Bimestre O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera.
a) poluição atmosférica;

b) poluição das águas:

desequilíbrios ambientais causados pelos usos

doméstico, industrial e agropecuário das águas;

c) perturbações na biosfera – produção, uso e descarte de materiais e sua relação com a

sobrevivência das espécies:

d) ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento  sustentável.

a) desequilíbrios ambientais causados pela introdução de gases na atmosfera: SO2, CO2, NO2 e outros óxidos de nitrogênio;b) tempo de permanência, a solubilidade dos gases poluentes;

c) chuva ácida, aumento do efeito estufa e redução da camada de ozônio: causas e consequências;

d) poluição das águas por detergentes, praguicidas, metais pesados e outros, e contaminação por agentes patogênicos;

e) perturbações na biosfera causadas por pragas, desmatamentos, uso de combustíveis fósseis, indústrias, rupturas

das teias alimentares e outras;

f) ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio, do gás carbônico, e suas inter-relações;

g) impactos ambientais na óptica do desenvolvimento sustentável;

h) ações corretivas e preventivas e busca de alternativas de sobrevivência da espécie  humana.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensqui_vol5.pdf

  1. 20/09/2011 às 2:37 pm | #1

    sempre q poder manda estarei aqui adorei

  2. Valmir Ribeiro
    11/09/2013 às 5:41 pm | #2

    BOA TARDE POR FAVOR PRECISO DAS RESPOSTAS DESTA APOSTILA AONDE POSSO ARRUMAR POR FAVOR ? SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR ENVIA NO EMAIL LANHOUSE9@HOTMAIL.COM ABRAÇOS FICA COM DEUS

  3. 16/08/2011 às 11:35 pm | #4

    Obrigado por comentar quero ser util sempre que eu puder.
    Manda-me dicas e sugestões.
    Vlw,

  4. Valmir Ribeiro
    11/09/2013 às 5:44 pm | #5

    voce poderia por favor me ajudar nestas respostas desta dp se vc tiver facil , te agradeço fica com DEUS

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